segunda-feira, 28 de março de 2011

Sociologia da Adolescência

ARTIGO PRIMEIRO – “SOCIOLOGIA DAS FANTASIAS SEXUAIS
(in sociologia da sexualidade)

A adolescência é uma fase de transição, onde é verificável várias alterações, modificações tanto no campo fisiológico como do psicológico. As fantasias sexuais são apenas mais um tijolo na construção do indivíduo, que tende a ter inicio nos primeiros momentos da adolescência.

- Como é que os adolescentes encaram os seus sonhos/fantasias?
É certo que o adolescente tem o privilégio de adormecer, de fantasiar, de sonhar com “cenários amorosos” onde é norma haver um clima de troca de carícias e beijos, e por vezes de fantasias homo ou heterossexuais, sádicas ou masoquistas, voyeuristas, etc.
No entanto, existe uma divergência na forma como os adolescentes encaram os sonhos e a masturbação. Uns vivem-nos com extrema ansiedade e outros com vergonha. Os “actores” dos sonhos podem ser pessoas ou acontecimentos quotidianos; outros tendem a fantasiar com uma só pessoa durante um longo período de tempo podendo este “acontecimento amoroso” permanecer imutável nos sonhos.
Estas fantasias de origem psíquica, onde se verifica 1 conjugação entre as exigências pulsionais e as organizações neuróticas, podem ser vistas de 2 formas:
- Cenário amoroso, de clima mais romântico
- Cenário sexual, limitando-se apenas a explorar esta função.
BIBLIOGRAFIA:
ALAIN BRACONNIER&DANIEL MARCELLI, AS MIL FACES DA ADOLESCÊNCIA(2000),LISBOA,CLIMEPSI EDITORES PC

Sem comentários:

Enviar um comentário